Esse é meu primeiro post, como eu não sabia o que postar, decidi postar esse tutorial que já tava pronto a um tempinho esperando o blog.

E estou no segundo semestre de japonês e já deu pra perceber que é muito útil poder digitar as coisas em hiragana, katakana e kanji (escritas utilizadas no japonês), por isso eu decidi fazer esse tutorial, que é o primeiro de muitos, primeiro eu ensinarei a configurar o Windows 7, que é o mais fácil de ser configurado, eventualmente postarei aqui também como configurar o Windows XP, o Ubuntu e o Linux Mint.

Vamos então ao que interessa:

1 – Abra o Painel de controle, pra quem não sabe ele tá no menu Iniciar:

Obs: Se o seu painel de controle abrir em categorias, como esse:

Mude a opção Exibir por para Ícones grandes, no canto superior direito, como no exemplo:

2 –  Agora abra a opção Região e Idioma:

3 – Na janela que abrir vá na aba Teclados e Idiomas, e clique em Alterar teclados… :

4 – Nessa janela você deve ver o teclado Português (Brasil -ABNT)  já instalado (dependendo do seu PC pode ser outro), o que você quer instalar é o Japonês (Microsoft – IME), então clique em Adicionar… :

5 – Ache e abra o idioma Japonês (Japão), abra a opção Teclado e marque a opção Microsoft IME (somente essa opção!), e depois clique em OK.

6 – Agora você deve ver o idioma desejado, clique em OK:

8 – Feche a janela Região e Idioma e o Painel de controle:

Pronto, o seu computador já está configurado para digitar em japonês, para testar abra um editor de texto (Word ou openOffice), para mudar de português para japonês clique no quadrado azul escrito PT perto do relógio e selecione a opção Japonês (Japão):

Agora sua barra deve parecer com isso:

Clicando em JP você pode voltar para o português, na bolinha vermelha com o pincel você tem algumas configurações, na terceira opção (A, あ ou ア) você pode escolher o modo de entrada:

Três opções serão úteis, a opção Hiragana provavelmente será a mais utilizada, a opção Full-width Katakana serve para digitar direto em katakana (mas dá para digitar katakana mesmo estando no modo Hiragana, falarei sobre isso daqui a pouco), e a opção Half-width Alphanumeric serve para escrever normalmente, util quando você está na internet e quer digitar um endereço de um site ou um e-mail por exemplo.

O Microsoft IME (que é o que faz você poder digitar em japonês com um teclado em português) tem alguns atalhos do teclado que são muito úteis, sendo em alguns momentos indispensáveis, os três principais são:

Espaço –  converte o texto que está sendo digitado (enquanto o texto está sublinhado ele ainda pode ser mudado) de Hiragana para outras escritas com kanjis, continue apertando espaço até a escrita desejada aparecer.

 Enter – termina a edição da parte que ainda está sublinhada (note que o texto só é realmente escrito depois que você der enter).

F7 – converte de hiragana para katakana.

De brinde mostrarei como escrever na vertical no Word 2007 (no word 2010 deve ser semelhante):

Vá na aba Layout da Página, depois do computador já configurado para escrever em japonês deve aparecer a opção Direção do Texto, ai é só selecionar Vertical:

Pronto, agora você poderá digitar assim:

  • Twiddy

    😮 Sempre tive que usar o Google Tradutor para escrever em Katakana,o que me incomodava um pouco :/,mas agora isso vai me ajudar muito =)

  • Raurosan

    Esse é o seu primeiro post?, wow parabéns muito bem explicado inclusive com orientações finais para que se possa escrever em japones. Parabéns. vc mandou bem.

    • Nano Gennari

      Sim este foi o primeiro post nesse blog, eu pretendo postar sempre novos tutoriais, até agora não consegui postar muita coisa, mas agora eu acho que vou conseguir manter o ritmo…

  • Hudsonkem

    vlw ai eu so queria sabe como transforma do hiragana pra o katakana tava complicado fica clicando ali direto ^^

  • gustavo almeida

    ありがとう ございます!!!

    (muito obrigado!!)

  • Gustavo Venator

    ありがとうございます

  • http://www.youtube.com/fhrgames/ Skepller

    どうもありがとうございました!

  • Jéssyca Bruna dos Santos

    ありがとうございます

  • Aoirus

    ありがとうございます!!

  • Luisa Bergo

    ありがとうございます!

  • João Arthur

    尾b利が度ぺぁあじゅだ!

  • Léo Reis

    よかった! ありがとうございます!

  • Fabiano Dias

    o meu nao consegue escrever mais

  • 姫繭

    ありがとうございました!