Depois de muuuuito tempo de inatividade aqui no blog eu finalmente atualizei o velho tutorial que eu tinha feito para os membros do Meikai quando eu ainda ajudava eles, e aqui está um tutorial atualizado de como encodar videos h264 utilizando o MediaCodder.

Apesar do MediaCodder ser uma aplicação para Windows esse tutorial também deve funcionar para linux já que o MediaCodder funciona perfeitamente via WINE (eu não testei por isso não posso dizer muito, mas se alguém testar poste seus resultados nos comentários). Assim que possível eu faço um novo tutorial ensinando a encodar diretamente no Linux e eu também devo fazer um tutorial ensinando a encodar em h264 10bits.

Instalação:

Para encodar utilizando o Media Coder você precisará dos seguintes programas:

ATENÇÃO: Alguns instaladores dos programas acima instalam barras em navegadores e mudam a página inicial, então LEIA TODAS AS OPÇÕES DURANTE A INSTALAÇÃO, se não você pode acabar com software indesejado no seu PC.

Instale o Media Coder, o AviSynth e o Media Info (a ordem não importa, se você tiver outras versões do Media Coder ou do AviSynth, desinstale primeiro).

Ao executar o Media Info pela primeira vez ele abrirá uma janela de configuração, só altere o idioma.

O Nero Encoder não tem instalador, ou seja descompacte tudo da pasta win32 dentro do zip na pasta Plugins do Media Coder (Geralmente C:\Arquivos de programas\MediaCoder\plugins).

Ao executar o Media Coder pela primeira vez ele abrirá esta janela no lugar do programa:

Marque a opção Skip this screen on startup para ela não aparecer novamente e clique em Start Now, e então o Media Coder abrirá.

Janela inicial:

Nela nós temos:

  • Barra superior, nela ficam os botões de adicionar e deletar itens da lista de trabalho e de iniciar, parar (no mesmo botão) e pausar o trabalho.
  • Diretorio de destino, onde pode-se escolher para onde vão os vídeo depois de encodados.
  • Lista de trabalho, onde ficam os itens a serem encodados.
  • Informações dos originais, mostra algumas informações sobre os vídeos a serem encodados.
  • Barra de progresso, que nesta versão do media coder não mostra o real progresso.
  • Abas principais de configuração, como são muitas tem as setinhas para ir para as abas que não estão visíveis.
  • Abas secundárias de configuração, variam de acordo com a aba principal selecionada, quando a aba Preview estiver selecionada aqui é mostrado um resumo de como o MediaCodder está configurado.

OBS: O Media coder quando é minimizado vai para a barra de tarefas:

Configurando:

A primeira aba a ser configurada é a Video:

Primeiro verifica-se se o fomato selecionado está H.264, depois coloca-se o Rate Mode para 2-Pass e escolhe uma bitrate (ver abaixo), por ultimo na aba secundária mude a opção Tune para o mais adequado: Animation para animes ou desenhos ou Film para filmes ou séries.

Bitrates sugeridas:

  • 400 – 500 Kbps para reprodução em dispositivos móveis ou computadores antigos.
  • 700 – 800 Kbps para DVD-rip.
  • 2000 – 3000 Kbps para 720p.
  • 4000 – 5000 Kbps para 1080p.

Quanto menor a BitRate menor o arquivo e menor tambem a qualidade, o melhor é ir testando ver a Bitrate que mais lhe agrade.

Caso o vídeo seja legendado e a legenda seja SoftSub (veja no fim do tutorial como identificar HardSub ou SoftSub) desmarque a opção Auto do Source e escolha a opção AviSynth:

Cuidado para não deixar o AviSynth selecionado desnecessariamente pois o encode é mais lento com ele, quando ele não for necessário deixe o Auto marcado.

Na aba Audio:

 

Mude o formato para HE-AAC e na aba secundária Nero Encoder mude o Rate Mode para Target Bitrate e confira se a bitrate está adequada (eu recomendo 64-96 kbps para videos com menor qualidade e 128-256 kbps para videos em HD, audio 5.1 ou que a qualidade do audio seja importante tipo shows e clipes).

Na aba Container, somente verifique o container selecionado:

Normalmente utiliza-se MP4 para videos em bitrates menores, como videos encodados para tocar em celulares e MKV para bitrates maiores como encodes em 720p ou 1080p, mas isso não altera muita coisa.

Na aba Picure:

Caso você queira redimensionar o vídeo (por exemplo se você estiver encodando um vídeo em 1080p pra tocar em um celular você talvez queira redimensiona-lo), marque a opção Resize e digite a nova resolução (lembre-se de manter a proporção, a altura dividida pela largura tem que dar sempre o mesmo numero, para calcular uma altura adequada a uma largura é só multiplicar a largura pelo resultado da divisão da altura pela largura original do vídeo).

Confira se o Aspect Ratio está configurado em Keep Display AR.

Por ultimo na aba Subtitle mude a opção Renderer para Disabled, pois se alguma legenda precisar ser processada quem vai fazer é o AviSynth:

Pronto seu Media Coder está configurado, é só adicionar vídeos e apertar start.

Eu recomendo conferir sempre estas configurações principais, e se alguma dúvida surgir comente abaixo.

OBS: Estas configurações podem não servir em outras versões do Media Coder, qualquer dúvida comente.

E por ultimo, como identificar SoftSub ou HardSub:

Para isso serve o Media Info, depois de instalado e executado pelo menos uma vez ele deve aparecer quando se clicar com o botão direito do mouse em um vídeo:

Ai é só clicar nele, quando abrir você vai procurar um coisa especifica, se o vídeo tem ou não faixa de texto, se tiver ele é SoftSub, se não tiver é HardSub (ou não tem legenda).

Exemplo de SoftSub (olha a faixa de texto):

Exemplo de HardSub (no local onde tinha a faixa de texto no outro não há nada):

  • MARCOS F.

    Obrigadão pelo tutorial, mas tenho uma pergunta:…os arquivos que fiz teste estão saindo com tempo menor do que o original-ta completo mas com tempo total menor…VC SABE O QUE DEVO FASER PRA CONSERTAR ESTE “BUG”??
    DESDE JA AGRADEÇO!

    • Nano Gennari

      Nunca tinha ouvido falar de algo semelhante…

      Qual o formato do arquivo original?

      Abre no mediainfo e olha a quantos FPS está o original e se o arquivo de saída está igual. (Isso é praticamente a única coisa que poderia dar uma diferença)

    • Master of encode

      instale o CoreAVC e pronto resolve tudinho, e sempre mantenha seu ffdshow atualizado junto com os codecs ^-^

  • クレイトン ホセ

    Você sabe autorar DVDS? Tipo por Botões de Menus seguidos de transições para outra parte? Se sim, poderia me diz programas bons para autoração, Vlws. 😀 Belo tutorial Encodo meus animes com o MeGui… Vou testar esse…

  • クレイトン ホセ

    Não funcionou comigo esse MediaCoder ele carrega a 1 barra e a 2 trava sempre na metade. Se Souberem como concertar isso, por favor comentem.. サンキュ。

  • marcelo

    Ola, boa noite.
    por favor para encodar video mkv 5 gb para mp4 1.5 gb com qualidade no final, qual a configuracao no mediacoder a usar. obrigado pela atencao. aguardo…

    • Nano Gennari

      Depende da duração do video. Eu precisaria disso para calcular a bitrate.

  • marcelo

    Bom dia,
    a duracao do video é de 1h e 32m
    Obrigado.

    • Nano Gennari

      Olá marcelo,

      Para que um video dessa duração fique com 1,5 GB você deve utilizar uma bitrate de 2000 kbps para o video e 128 para o audio, como você quer um mp4 é só selecionar mp4 como container e eu acho que não há necessidade de redimencionar o vídeo, no mais é só configurar como o tutorial explica.

      Até mais,
      Nano Gennari

  • Josy Cassiano

    queria saber se quando voce tem a legenda separada para juntar com o video precisa ativar o AviSynte ou só coloca a legenda na parte da legenda e pronto

  • http://btrsubs.wordpress.com Ednaldo ~Eddy-san~

    Obrigado, me ajudou bastante o/

  • http://www.youtube.com/channel/UCXjrY-PYGz31XYxZHOlbOCQ/videos Renzo2307

    Es mas de lo que quería saber … gracias por compartir …

  • Patrícia Dos Santos Silva

    Olá pretendo converter uma série em AVI Dual Audio para MP4 dublado. Mas não sei como
    selecionar apenas o audio em PT, o que devo fazer?
    Agradeço se poder me ajudar!

    • Nano Gennari

      Desculpe a demora, espero que ainda seja útil, na aba Áudio a primeira opção deve está “ID: 0” (do lado de uma caixa de seleção escrita “External File”, tente adicionar o arquivo Dual Áudio e ver se aparecem outras opções além da “ID: 0”, para descobrir qual é a certa você pode ir na tentativa e erro ou tentar descobrir com o Media Info.

  • Felipe Oliveira

    Olá, gostaria de saber quando for embutir a legenda ao vídeo qual opção devo deixar marcada? Pois tentei como o AviSynth e não ficou muito bom.

    • Nano Gennari

      Normalmente só de escolher o AviSynth já fica bom, você pode tentar instalar o VLC e usar ele como Source…

      • Felipe Oliveira

        Ok, obrigado pela ajuda.

  • Felipe Oliveira

    Como escolher apenas um áudio (Entre português e inglês)?
    Deixar dual áudio eu conseguir aplicar sobre o vídeo, mas queria deixar apenas um áudio escolhendo entre ambos, não apenas o em português.

    • Nano Gennari

      Na aba Áudio a primeira opção deve está “ID: 0” (do lado de uma caixa de seleção escrita “External File”), tente adicionar o arquivo Dual Áudio e ver se aparecem outras opções além da “ID: 0”, para descobrir qual é a certa você pode ir na tentativa e erro ou tentar descobrir com o Media Info.

      • Vinicius

        tem como manter os dois audios, queria manter dual mesmo

        • Nano Gennari

          Só se você encodar o áudio separado e depois usar um merger para juntar tudo em um arquivo só, veja o MKV toolnix ou o MP4 Box, os dois fazem merge (só que para extensões diferentes), você terá que baixar os programas e a interface gráfica (GUI).

          • Vinicius

            obrigado

  • Felipe Oliveira

    Gostaria de saber como criar um preset.

  • Felipe Oliveira

    Olá, queria tirar uma dúvida com as fontes para legendas, no caso, a lista das fontes não aparecem.